quinta-feira, 6 de março de 2008

Darwinismo

Darwin pôs em evidência o mecanismo essencial que dirige a evolução , a selecção natural. Para o desenvolvimento das suas ideias tiveram muita influência:
- A teoria de Malthus sobre o crescimento da população.
- Os trabalhos de Lyell demostraram que as causas que provocam a alteração das rochas e do relevo na actualidade são as mesmas que actuaram no passado da Terra, diferindo apenas na sua intensidade dados geográficos).
- Variabilidade intra-especifica.
- Dados biográficos
- Selecção artificial
Darwin formulou o seguinte raciocínio: se todos os criaturas produzem mais descendentes do que aqueles tem possibilidade de sobrevir, então a selecção natural determina a evolução, já que os sobreviventes estarão mais bem adaptados às condições de vida dominantes num dado momento e local.
Selecção natural – os mais aptos sobrevivem e espalham na natureza os caracteres mais favoráveis. Dado que o ambiente não possui os recursos necessários para a sobrevivência de todos os indivíduos que nascem, deverá ocorrer uma luta pela sobrevivência durante a qual serão eliminados os menos aptos.

O essencial
todas as espécies apresentam, dentro de dada população, indivíduos com pequenas variações nas suas características, como, por exemplo, na forma, no tamanho e na cor.
as espécies originam mais descendentes do que aqueles que podem sobreviver.
na luta pela sobrevivência, os descendentes que possuem variações vantajosas, relativamente ao meio em que se encontram, têm maior taxa de sobrevivência, sendo eliminados os indivíduos que possuem variações desfavoráveis – Selecção natural.
os indivíduos portadores de variações favoráveis transmitem as suas características à descendência.
a selecção natural, actuando ao longo de muitas gerações, conduz à acumulação das características mais vantajosas nos descendentes pelo que os indivíduos serão tão diferentes que eventualmente poderão vir a constituir novas espécies.

1 comentário:

BioTeam disse...

Espectacular.
Sem mais nada a dizer, continuem o bom trabalho.

Amândio Novais