segunda-feira, 3 de março de 2008


A teoria da evolução, também chamada evolucionismo, afirma que as espécies animais e vegetais, existentes na Terra, não são imutáveis.

Até o século XVIII, o mundo ocidental aceitava com muita naturalidade a doutrina do criacionismo. De acordo com essa doutrina, cada espécie animal ou vegetal teria sido criado independentemente por ato divino.

Em 1859, Charles Darwin publicou The Origin of Species (A origem das espécies), livro de grande impacto no meio científico que pôs em evidência o papel da seleção natural no mecanismo da evolução. Darwin partiu da observação segundo a qual, dentro de uma espécie, os indivíduos diferem uns dos outros. Há, portanto, na luta pela existência, uma competição entre indivíduos de capacidades diversas. Os mais bem adaptados são os que deixam maior número de descendentes.

O darwinismo estava fundamentalmente correto, mas teve de ser complementado e, em alguns aspectos, corrigido pelos evolucionistas do século XX para que se transformasse na sólida doutrina evolucionista de hoje. As idéias de Darwin e seus contemporâneos sobre a origem das diferenças individuais eram confusas ou erradas. Predominava o conceito lamarckista de que o ambiente faz surgir nos indivíduos novos caracteres adaptativos, que se tornam hereditários.

Seguem-se então algumas questões sobre a materia acima referida:

Caracóis marinhos têm vantagem sobre caranguejos predadores

maioria das conchas de caracóis marinhos desenvolve-se numa espiral que curva para a direita. Todavia, um pequeno número, inferior a 1%, desenvolve conchas orientadas para a esquerda. O caranguejo Calappa flammea, que se alimenta de búzios e de caracóis com concha em cone, possui um “dente” na tenaz direita para arrancar conchas de caracóis. Um estudo recente indica que estes caranguejos têm dificuldade em abrir caracóis canhotos, pelo que não os atacam.

National Geographic, Janeiro 2007

1. Explique, segundo Darwin o aparecimento de caracóis com concha orientada para a esquerda.


2. Seleccione a alternativa que completa correctamente as afirmações seguintes.

2.1. A partir do momento que surgiram caracóis com concha orientada para a esquerda o fundo genético da população _______, pelo que a capacidade adaptativa desta população ________.



a) aumentou [...] diminui

b) diminui [...] diminui

c) aumentou [...] aumentou

d) diminui [...] aumentou





2.2. O aparecimento de caracóis com conchas orientadas para a esquerda dever-se-á, provavelmente, à ocorrência de ______, que por terem ocorrido nas células______ foram transmitidas aos descendentes.



a) adaptações [...] somáticas

b) adaptações [...] sexuais

c) mutações [...] sexuais

d) mutações [...] somáticas


3. Refere dois fenómenos responsáveis pela evolução das espécies, comuns às teorias darwinista e neodarwinista.

Sem comentários: